Nova Como é o funcionamento de uma clínica de Reprodução Assistida?

Uma clínica de Reprodução Assistida (RA) deverá manter, em seu funcionamento, médicos que se dedicam à especialidade da Reprodução Humana, assim como uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de Enfermagem, Embriologia, Psicoologia, Nutrição e Secretariado 

Aos pacientes, é altamente recomendável consultar o site da Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), que reúne a grande maioria dos médicos que trabalham com a Reprodução Humana, para obter todas as informações sobre os especialistas e métodos utilizados.

Atendimento

Ao chegar em uma clínica, é esperado que a linha de frente seja composta por profissionais da Secretaria da unidade e que o atendimento seja acolhedor. É  desejado, ainda, que  a Secretaria e a Enfermagem da clínica transmitam as informações de maneira assertiva e com discrição a respeito de qualquer tratamento, junto com as informações médicas. 

Do ponto de vista do paciente, o que esperar de um Centro de Reprodução Humana? 

Que a unidade seja especialista na área, saiba que as pessoas estão angustiadas e à espera de soluções que tirem suas dúvidas e que seja capaz de oferecer propostas de solução para conseguir a tão sonhada gravidez. 

Cabe ao médico mostrar que não existem tratamentos milagrosos e que o processo apresenta eventuais falhas. Os profissionais da Psicologia, Biologia, Enfermagem, Clínica Médica, Secretaria, enfim, toda a equipe deve estar capacitada a trabalhar para o bem comum, ou seja, conseguir a gravidez evitando, ao máximo, o estresse decorrente do tratamento. 

Orientação

Dos profissionais de Enfermagem e Medicina é esperado, ainda, que, com confiança e simpatia, expliquem sobre as medicações prescritas e auxiliem na auto aplicação. 

Quando há dúvidas, toda a equipe de profissionais, em todos os seus níveis, deve estar pronta a esclarecê-las. Diante de um  eventual resultado negativo da tentativa de gestação, toda a equipe deve estar preparada para acolher o paciente e ajudar a encontrar novas soluções. 

Não existem fórmulas mágicas, mas existem pessoas por trás dos tratamentos cuidando de gente que precisa de atenção.

Autor: Condesmar Marcondes 

Fale Conosco

Preencha seus dados