SBRA utiliza novo formato para discussão e atualização científica na área de reprodução assistida

18 de junho de 2020

Journal Club é restrito para profissionais e traz debates semanais sobre temas relacionados à reprodução assistida   

Contribuir com a atualização científica constante de profissionais por meio do debate da produção científica nacional e internacional na área de reprodução assistida, compartilhar conhecimentos abordados em artigos publicados em periódicos especializados e trocar experiências com a eventual participação dos autores. Esses são os objetivos do Journal Club, iniciativa inédita da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e da Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (REDLARA).

“É muito gratificante participar desse projeto e discutir com os melhores profissionais do Brasil e exterior tantas publicações de qualidade, que refletem a evolução das pesquisas na área da reprodução assistida sem se esquecer da análise crítica do que pode ser aplicado na prática clínica atual”, afirma a presidente da SBRA, Hitomi Nakagawa.

Em sua 10ª edição, o encontro virtual – muito utilizado por sociedades médicas em todo o mundo – funciona assim: a cada semana, os coordenadores selecionam um artigo científico para debate. Toda segunda-feira o texto é distribuído nos grupos de WhatsApp da SBRA, o apresentador da vez grava um vídeo, que é divulgado toda terça-feira, em que introduz o debate que ocorrerá no dia seguinte (quarta-feira) por meio de videoconferência. Ao final das discussões, o apresentador produz e envia um resumo em texto das discussões realizadas às quintas-feiras. Todos os arquivos (texto, áudio e vídeo) ficam disponíveis na área do Journal Club no site da SBRA. 

Participar do evento é simples: basta ser profissional com atuação em Reprodução Assistida e solicitar acesso à presidência da SBRA enviando seus dados (nome, CPF, registro profissional e WhatsApp) para o e-mail presidenciasbra@gmail.com, com o título Acesso Journal Club. Os interessados receberão login e senha por e-mail ou por WhatsApp se for membro de algum grupo da SBRA.

Primeiro livro desenvolvido por uma sociedade sobre a temática Reprodução Assistida e sua interface com a Covid-19 – A SBRA lançou, no mês de maio, o primeiro livro colaborativo sobre Reprodução Assistida em tempos de pandemia da Covid-19. A publicação Interfaces: Reprodução Humana e Covid-19 tem 302 páginas e traz conhecimentos compartilhados por mais de 100 pesquisadores e clínicos brasileiros da área. 

A obra está sendo traduzida para o inglês e visa aprofundar as constatações iniciais sobre o coronavírus e sua relação com a reprodução humana, respondendo a demandas urgentes de fundamentação da ciência, entidades científicas e dos órgãos públicos que acompanham e fiscalizam os profissionais da área, a exemplo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). “Essa obra representa a união dos profissionais brasileiros da reprodução assistida que se solidarizam entre si e com os tentantes nesses angustiantes tempos de pandemia por Covid-19. Foi elaborado também com o objetivo de ser uma diretriz no sentido de amenizar as inseguranças e desafios surgidos por meio de embasamento nos estudos científicos existentes”, afirma Nakagawa. 

A publicação está disponível gratuitamente para qualquer profissional interessado no assunto. Clique aqui e leia o livro Interfaces: Reprodução Humana e Covid-19.

A SBRA também é mantenedora do JBRA (JBRA Assisted Reproduction),  importante periódico científico trimestral em inglês da SBRA, REDLARA e da Associação Brasileira de Embriologistas (PRONÚCLEO). A publicação, reconhecida internacionalmente reúne artigos de autores de todo o planeta e é o único do gênero na América Latina a ser indexado pelo PubMed, maior referência em artigos médicos do mundo. É destinada a especialistas e pesquisadores da área de saúde, em especial aos afeitos à saúde reprodutiva.

Para ser membro da SBRA, basta acessar o site: sbra.com.br, abrir a aba ‘Associados’ e clicar no link ‘Associe-se à SBRA’.

Por Fernanda Matos, Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Fale Conosco

Preencha seus dados




Secretaria Executiva | SBRA
SCES Trecho 3, Conjunto 6, Sala 209 | Associação Médica de Brasília | Asa Sul, Brasília-DF – CEP: 70200-003
Telefone: (61) 3225-0019
Celular: (61) 9.8419.0385
E-mail: presidenciasbra@gmail.com