SBRA lamenta passamento do doutor Mário Cavagna Neto, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana

11 de fevereiro de 2021

A presidência da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e toda a sua diretoria receberam com muita tristeza a notícia do falecimento do amigo ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana Dr. Mário Cavagna Neto, vítima de Covid-19.

Além da trajetória médica exemplar, Mário Cavagna foi livre-docente de Ginecologia e Fisiopatologia da Reprodução pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista – UNESP, docente da Saúde da Mulher da Faculdade de Medicina do Centro Universitário das Américas (FAM) e diretor da Divisão de Reprodução Humana do Hospital Pérola Byington. 

Também foi membro efetivo da Comissão de Ética e Defesa de Prerrogativa da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida – SBRA e presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana – SBRH, biênio 2015-2016. 

“Mario foi um excelente professor e profissional e marcou a história da reprodução assistida no país e deixa-nos um legado e exemplo inestimáveis. Consternada, toda a equipe da diretoria da SBRA manifesta pêsames à família, demais parentes e amigos”, afirma a presidente da Sociedade, Dra. Hitomi Nakagawa.

Abaixo, segue mensagem escrita pelo vice-presidente da SBRA, Dr. Paulo Taitson, para homenagear o médico.

Dr. Mário Cavagna Neto

Acabaram. Aquelas conversas que duravam horas chegaram ao fim. Seu abraço é agora um fantasma do passado. 

Meu amigo, você se foi e levou parte de quem fui. Descanse em paz e até um dia. Gostaria que soubesse que jamais iremos esquecer você. Seus ensinamentos em Reprodução Humana, sua lucidez em empreender e sua amabilidade nos encontros em congressos americano, latino e brasileiro! Chefiou o Pérola Byington (maior centro latino de referência de saúde da mulher – público), foi doutor pela USP e livre-docente pela UNESP. Um exemplo! Pessoas assim nunca morrem de verdade. 

Mais do que um amigo fiel e verdadeiro, você sempre foi um ser humano de coração gigante e nobres atitudes. É por isso que lembramos de você hoje. Você partiu para outro mundo, mas o que construímos tem mais força e irá permanecer no tempo, com toda certeza. Honraremos o seu nome e continuaremos o seu legado do bem e do amor a tudo e a todos. 

Considero que sou uma pessoa de sorte por tê-lo conhecido. Eu tive sua amizade, convivi com você e mesmo que já tenha partido, levarei sempre nossas lembranças no peito. Espero que possa nos ouvir aí de cima e saber a diferença que fez na nossa vida. Levo seu carinho, sua amizade e seu companheirismo na memória e agradeço sempre por tudo que vivemos. 

Desejo que esteja em paz, que Deus esteja ao seu lado e que, de alguma forma, minha fé possa levar estas palavras até você. Deus te abençoe.

Dr. Paulo Taitson (vice-presidente da SBRA).

Fale Conosco

Preencha seus dados




Secretaria Executiva | SBRA
SCES Trecho 3, Conjunto 6, Sala 209 | Associação Médica de Brasília | Asa Sul, Brasília-DF – CEP: 70200-003
Telefone: (61) 3225-0019
Celular: (61) 9.8419.0385
E-mail: presidenciasbra@gmail.com