SBRA lamenta falecimento do doutor Tsutomu Aoki, ginecologista e especialista em reprodução humana

4 de março de 2021

A presidência da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e toda a sua diretoria comunicam com muita tristeza o falecimento do médico ginecologista e especialista em reprodução humana Dr. Tsutomu Aoki. Nascido em Lins, interior de São Paulo, Aoki possuía uma larga experiência em medicina, com ênfase em endoscopia ginecológica e endometriose, atuando principalmente nas áreas de fertilização in vitro, injeção intracitoplasmática de esperma, infertilidade feminina e criopreservação. 

“Estamos de luto. Perdemos o Dr. Tsutomu Aoki. Conheci o colega em maio de 1998, em workshop promovido em São Paulo, em conjunto com os colegas Edson Borges e Assumpto Iaconelli. Sempre alegre e atencioso. Cirurgião exemplar”, lamenta o presidente interino da SBRA, Paulo Taitson.

Membro da SBRA, Tsutomu Aoki era doutor em medicina na área de concentração em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), onde também atuou como professor adjunto. Foi delegado do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, na Vila Mariana, e chefe de clínica “step 01” da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na qual também exerceu a diretoria do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia e a chefia da Clínica de Reprodução Humana. Também foi membro da Congregação da FCMSCSP, na categoria Representante Docente de Professores Adjuntos. 

Abaixo, segue nota para homenagear o médico escrita pelo urologista e diretor da SBRA Edson Borges Júnior e pelo ginecologista e obstetra Assumpto Iaconelli, ambos diretores do Fertility Medical Group – Centro de Reprodução Assistida.

Homenagem ao amigo

Recebemos com pesar a notícia do falecimento do Prof. Dr. Tsutomu Aoki. Além de torcedor incondicional do Linense Futebol Clube e um entusiasta do baseball, Dr. Aoki foi mestre de muitos de nós no seu pioneirismo nas cirurgias laparoscópicas. 

Com sua risada fácil e sua humildade, deixa muitas boas lembranças. Há 27 anos, nos ajudou a fundar o Fertility Medical Group e hoje perpetua um grande legado. Sua perda traz luto a seus familiares, amigos e toda a comunidade médica.

Nossas condolências à família e amigos pela perda de um grande ser humano, médico brilhante e amigo dedicado.

Que Deus o receba com carinho!

Por Fernanda Matos, Conversa – Estratégias de Comunicação Integrada

Fale Conosco

Preencha seus dados




Secretaria Executiva | SBRA
SCES Trecho 3, Conjunto 6, Sala 209 | Associação Médica de Brasília | Asa Sul, Brasília-DF – CEP: 70200-003
Telefone: (61) 3225-0019
Celular: (61) 9.8419.0385
E-mail: presidenciasbra@gmail.com