Reprodução assistida: encontro internacional é marco para 2021

15 de outubro de 2021

O 15º Congresso Geral da Redlara e o 25º CBRA ocorrem entre os dias 3 a 6 de novembro no Rio de Janeiro. 

O mês de novembro de 2021 será um grande marco para a Reprodução Assistida na América Latina. Essa é a constatação dos presidentes do 15º Congresso Geral da Redlara e 25º CBRA, Dra. Maria do Carmo Borges de Souza e Dr. Roberto de Azevedo Antunes. Os eventos acontecem em conjunto dos dias 3 a 6 de novembro no Rio de Janeiro. 

Pensado com todos os cuidados que o momento desafiador exige, o encontro unificado conta com uma comissão científica formada por membros da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e parceiros da Rede Latino-americana de Reprodução Assistida (Redlara), para que seja possível realizar atividades com planejamento em sintonia e com qualidade.

“Após mais de um ano de evento apenas virtual, poder voltar a interagir mesmo que seja com todos os protocolos sanitários e segurança é uma conquista muito bem-vinda”, declara Dra. Hitomi Nakagawa, presidente da Associação Brasileira de Reprodução Assistida – SBRA.

O encontro é um cenário de consonância dos especialistas e de propagação das tecnologias mais recentes. O momento difícil justifica que as sociedades unam forças e compartilhem descobertas. 

Programação ampla e participações internacionais 

A programação traz destaques inéditos, como um Simpósio Latino-Americano sobre Bioética e Direitos Reprodutivos. A atividade “traz a visão de grandes especialistas do Direito face às repercussões atuais sobre o direito individual, as questões éticas que ocorrem na formação de novas estruturas da família, avanços e limites éticos da prática da Reprodução Assistida”, conta Dra. Maria do Carmo Borges.

Uma ampla discussão sobre políticas reprodutivas e o acesso às tecnologias, em parceria com o ICMART e a Organização Mundial da Saúde (OMS), também será feita. “Este evento conjunto é muito importante, une ciência de alta qualidade e avança na abordagem da Reprodução Assistida, com as repercussões para a sociedade em geral. Esse simpósio traz especialistas dos continentes americano, europeu, asiático e africano”, avalia a Dra. 

Diferentes convidados internacionais estão confirmados para integrarem os debates e trocas de conhecimentos. O biotécnico especialista em Genética Médica, Dr. Antonio Capalbo é um deles. Em Roma, na Itália, ele é Diretor do Laboratório de Biologia Molecular GENETYX G.EN.E.R.A. no Centro de Medicina Reprodutiva. Ele irá abordar o tema Testes genéticos de pré-implantação: evolução e controvérsias.

O teste genético pré-implantacional é caracterizado pelo procedimento realizado no processo da Fertilização in Vitro (FIV). Ele evita a transferência de embriões com alterações cromossômicas, doenças genéticas hereditárias ou doenças que poderão se desenvolver espontaneamente durante a gravidez. 

Outra convidada internacional confirmada é a professora e diretora médica da Clínica de Fertilidade do Rigshospitalet em Copenhague, Dra. Anja Pinborg, foi presidente da Nordic Fertility Society e membro da ESHRE EXCO. O tema trabalhado será os Resultados Obstétricos e Perinatais. 

Os eventos acontecem no hotel Windsor Oceânico, no Rio de Janeiro, e as inscrições estão abertas pelo site sbracongressos.com.br. 

Sobre as entidades envolvidas

A REDLARA é uma instituição científica e educacional, responsável por agrupar mais de 90% dos centros que realizam técnicas de reprodução assistida na América Latina. A SBRA, desde 1996, representa a maior parte dos centros que se dedicam à Reprodução Assistida no Brasil. 

Luara Nunes |  Conversa – Estratégias de Comunicação Integrada  e Karine Oliveira | Ageimagem 

Fale Conosco

Preencha seus dados




Secretaria Executiva | SBRA
SCES Trecho 3, Conjunto 6, Sala 209 | Associação Médica de Brasília | Asa Sul, Brasília-DF – CEP: 70200-003
Telefone: (61) 3225-0019
Celular: (61) 9.8419.0385
E-mail: presidenciasbra@gmail.com