Março Amarelo: SBRA apoia evento internacional sobre endometriose

26 de março de 2019


A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) apoia a 6ª edição da Marcha Mundial de Conscientização da Endometriose – EndoMarcha 2019. No dia 30 de março, mais de 70 países estarão unidos em prol da conscientização da endometriose. Este ano, o Brasil lidera o ranking com o maior número de cidades inscritas, serão 20.

“Em todas as cidades haverá médicos, membros da SBRA, especialistas em reprodução assistida para tirar dúvidas sobre os tratamentos de fertilidade em mulheres diagnosticadas com endometriose”, afirma a presidente da SBRA, Hitomi Nakagawa.

A EndoMarcha 2019 acontecerá nas seguintes cidades: São Paulo, Sorocaba, Leme, Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte, Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba, Londrina, Maringá (PR), Florianópolis (SC), Salvador, Feira de Santana (BA), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Boa Vista (RR) e Belém (PA).

Além da conscientização tanto da sociedade civil quanto dos médicos, outro grande objetivo da EndoMarcha é fazer a interface com a classe política para o reconhecimento da endometriose como doença social, permitindo que haja políticas públicas voltadas às pacientes usuárias do SUS, assim como tratamento digno e eficaz para melhorar a saúde e qualidade de vida das mulheres com acesso a convênios de saúde.

ENDOMETRIOSE – A endometriose já foi diagnosticada em aproximadamente 7 milhões de pacientes no Brasil e em nível mundial esse número chega a 176 milhões, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença consiste no implante de tecido semelhante ao endométrio, responsável pela “menstruação”, fora da cavidade uterina. Os principais sintomas da doença são “cólica menstrual”, dor durante a relação sexual, sangramento irregular ou aumentado, dor constante na pelve, alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação e até a infertilidade”, comenta a especialista.

Acesse aqui e confira a programação completa da EndoMarcha 2019

Por Deborah de Salles – Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Fale Conosco

Preencha seus dados




Secretaria Executiva | SBRA
SCES Trecho 3, Conjunto 6, Sala 209 | Associação Médica de Brasília | Asa Sul, Brasília-DF – CEP: 70200-003
Telefone: (61) 3225-0019
Celular: (61) 9.8419.0385
E-mail: [email protected]