Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida (JBRA) cresceu e busca renovação de revisores para trabalhos científicos

16 de fevereiro de 2022

O Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida (JBRA) está recrutando associados à Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) interessados em compor o quadro de revisores dos trabalhos científicos. Eles terão a responsabilidade de fazer um trabalho criterioso de questionar e enriquecer a publicação, estimulando os autores a dar mais clareza e embasamento teórico ao texto.

A demanda por esses colaboradores surgiu após a virada do ano, com a chegada da Dra. Maria do Carmo Borges de Souza, médica especializada em reprodução humana, que assumiu a posição de editora-chefe do periódico. Estão junto com ela o  Dr. João Batista Alcântara de Oliveira (editor-associado) e o Dr. Paulo Franco Taitson (editor-adjunto). 

Segundo a doutora, os revisores são peças fundamentais porque leem os trabalhos com olhos críticos, comentam com acuidade e generosidade, entendem que fazem parte do trabalho por uma Ciência mais rica e acessível. “Afinal, conhecimento não tem dono”, assegura a médica.

“A revisão dos trabalhos científicos enviados ao jornal é função de muito cuidado e requer dedicação e tempo para reflexão. O Conselho Editorial é composto por  profissionais acadêmicos e outros com reconhecida competência nas áreas de conhecimento envolvidas. Após a  revisão, um trabalho pode ser aceito, receber uma recomendação para ajustes ou considerado não-adequado para publicação”, acrescenta a editora-chefe.

O JORNAL

O JBRA nasceu em 1997, pelas mãos do Dr. José Gonçalves Franco Jr, com a filosofia de  discutir, divulgar e buscar soluções para os problemas nas áreas de conhecimento relacionadas à Reprodução Assistida.  “Um jornal, uma filosofia, uma esperança” é o lema da publicação.

De lá até aqui, o periódico científico  da SBRA evoluiu, ganhou mundo e também representa, hoje, oficialmente, a Associação Brasileira de Embriologistas em Medicina Reprodutiva (PRONUCLEO) e a Rede Latinoamericana de Reprodução Assistida (REDLARA). 

A publicação, atualmente, tem versão única em inglês, sob o nome de JBRA Assisted Reproduction, o que lhe dá a universalidade e o alcance além da América Latina, atingindo a comunidade científica mundial. São 4 números ao ano, exclusivamente on-line e abertos às buscas na internet.

Segundo a  Dra. Maria do Carmo, a importância do jornal para o contexto científico nacional e internacional é alta. Isso porque o periódico permite o envio de trabalhos que são avaliados por um Conselho Editorial multidisciplinar e multinacional. “A indexação sucessiva que vem ocorrendo nas bases de consulta, como a PUBMED, mostra a produção das nossas comunidades científicas, valoriza os trabalhos de natureza acadêmica e também incentiva os nossos jovens autores a se iniciarem em publicações. Não por acaso, o JBRA representa, hoje, a publicação mais importante referida na área de Ginecologia e Obstetrícia na América Latina”, garante a médica.

O PUBMED é um selo de qualidade que permite a visibilidade das edições do JBRA. A plataforma foi desenvolvida e é mantida pelo NCBI (National Center for Biotechnology Information), na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. Trabalhos presentes no PUBMED são acessados nas buscas aos temas-chave e assim são vistos no mundo inteiro. “Aceito e incluído nesta base de dados, que reúne mais de 30 milhões de citações das literaturas médica e biomédica, o JBRA Assisted Reproduction demonstra a sua expressão e importância”, conclui a editora-chefe.

COMO PARTICIPAR

Os associados interessados em fazer parte do quadro de revisores e que acreditam ter credenciais e disponibilidade para tanto podem enviar um e-mail para o endereço jbra@jbrajournal.com.br informando o nome completo, titulação e informações de contato.

Fale Conosco

Preencha seus dados




Secretaria Executiva | SBRA
SCES Trecho 3, Conjunto 6, Sala 209 | Associação Médica de Brasília | Asa Sul, Brasília-DF – CEP: 70200-003
Telefone: (61) 3225-0019
Celular: (61) 9.8419.0385
E-mail: presidenciasbra@gmail.com