Hitomi Nakagawa reassume presidência da SBRA e reforça desafios previstos para 2021

31 de março de 2021

A ginecologista Hitomi Miura Nakagawa reassume a presidência da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) a partir desta quinta-feira (1º/4). À frente da SBRA desde 2016, Nakagawa aponta os principais desafios que deve enfrentar ao longo de 2021. Ela esteve afastada do cargo durante o mês de março por motivos pessoais.

Segundo a presidente, neste momento tão delicado de pandemia, que tem se prolongado muito além do previsto, a missão da SBRA de informar as pessoas sobre os limites reprodutivos perante tantos desafios é cada vez mais fundamental. “Além de contribuirmos na divulgação de informações confiáveis desse tema tão cercado de mitos e preconceitos para que as pessoas possam ter elementos e decidir sobre suas vidas”, afirma.

Ela também ressalta que a pandemia da Covid-19 ressignificou o trabalho desenvolvido nos centros de reprodução humana de todo o mundo – que precisaram reforçar os protocolos de biossegurança em relação ao atendimento das pacientes e a realização dos procedimentos clínicos e administrativos pela equipe interna. “Mesmo com a vacinação progressiva das nossas equipes e os cuidados sanitários preconizados, seguimos trabalhando com o máximo de critérios dentro dos nossos serviços”, reforça.

De acordo com Hitomi, a reprodução assistida é uma atividade essencial que impacta a vida de muitas pessoas. “Adiar o tratamento de uma pessoa por tão longo tempo devido à pandemia pode significar destruir a perspectiva de construir uma família. Por isso, devemos analisar caso a caso e oferecer um atendimento personalizado, respeitando o momento que estamos passando e tendo a responsabilidade de orientar e atuar junto às necessidades apresentadas”, ressalta.

CBRA 2021 – Outro desafio importante que este ano reserva para a SBRA será a realização do XXV Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2021), previsto para ocorrer de 4 a 7 de agosto de 2021, no complexo Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca. Em 2021, o evento acontecerá conjuntamente com o 15º Congresso Geral da Red Latinoamericana de Reproducción Asistida – REDLARA.

De acordo com Hitomi Nakagawa, o CBRA já se consolidou como uma importante oportunidade para reflexões e debates envolvendo questões relacionadas à atuação dos profissionais, à pesquisa e às perspectivas da reprodução assistida para a sociedade. “O nosso CBRA em 2021 também terá a presidência do doutor Roberto Antunes e exigirá de toda a organização estratégias estudadas ao extremo em termos de precaução”, completa.

Agradecimento – Durante o afastamento de Hitomi da presidência da entidade, o cargo foi assumido interinamente pelo Dr. Paulo Franco Taitson, vice-presidente da SBRA e coeditor do Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida (JBRA Assisted Reproduction). Ela agradeceu ao colega pelo trabalho realizado no período e por ter dado continuidade às ações da gestão.

“A SBRA tem a característica de agregar profissionais de incomparável valor e amigos que perseguem o mesmo objetivo de tornar a reprodução assistida cada vez mais acessível, primando pela atualização científica. Com muitos dos sócios fundadores ativos, tinha certeza de que o Dr. Paulo conduziria a entidade com maestria. Só tenho a agradecer a dedicação com que ele atendeu aos associados e as inúmeras demandas administrativas de forma louvável, prestativa e resoluta”, conclui Hitomi.

Por Fernanda Matos – Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Fale Conosco

Preencha seus dados




Secretaria Executiva | SBRA
SCES Trecho 3, Conjunto 6, Sala 209 | Associação Médica de Brasília | Asa Sul, Brasília-DF – CEP: 70200-003
Telefone: (61) 3225-0019
Celular: (61) 9.8419.0385
E-mail: presidenciasbra@gmail.com