Evento internacional sobre endometriose tem apoio da SBRA

15 de março de 2018

A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) vai apoiar a realização da XX edição da EndoMarcha, Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose. O evento acontecerá no Brasil pela 5ª vez no próximo dia 24 e este ano será realizado em 14 cidades para chamar atenção da sociedade civil e governos e conscientizar a população sobre a endometriose.

Receberão o evento os municípios de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Londrina, Curitiba e Maringá (PR), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Boa Vista (RR), Belém (PA), Fortaleza (CE), Salvador e Feira de Santana (BA).

Em Brasília, a manhã de atividades acontecerá no Parque Bosque do Sudoeste. “No primeiro momento, haverá uma caminhada pelo parque e, depois, algumas outras atrações voltadas para a alimentação e saúde”, afirma Hitomi Nakagawa, presidente da SBRA, que participará do evento. A concentração está marcada para 9h e a caminhada para 10h.

Além da conscientização tanto da sociedade civil quanto dos médicos, outro grande objetivo da EndoMarcha é fazer a interface com a classe política para o reconhecimento da endometriose como doença social, permitindo que haja políticas públicas voltadas às pacientes usuárias do SUS, assim como tratamento digno e eficaz para melhorar a saúde e qualidade de vida das mulheres com acesso a convênios de saúde.

ENDOMETRIOSE – A endometriose já foi diagnosticada em aproximadamente 7 milhões de pacientes no Brasil e em nível mundial esse número chega a 176 milhões, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença consiste no implante de tecido semelhante ao endométrio, responsável pela “menstruação”, fora da cavidade uterina. Os principais sintomas da doença são “cólica menstrual”, dor durante a relação sexual, sangramento irregular ou aumentado, dor constante na pelve, alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação e até a infertilidade”, comenta a especialista.

 

Por Larissa Sampaio
Coletivo Conversa de Comunicação Criativa

Fale Conosco

Preencha seus dados




Secretaria Executiva | SBRA
SCES Trecho 3, Conjunto 6, Sala 209 | Associação Médica de Brasília | Asa Sul, Brasília-DF – CEP: 70200-003
Telefone: (61) 3225-0019
Celular: (61) 9.8419.0385
E-mail: presidenciasbra@gmail.com