COVID-19 e Reprodução Assistida: questões pertinentes

24 de abril de 2020

Todo o mundo segue, dia a dia, o desenrolar das questões relacionadas à pandemia do Covid-19 e a REDLARA, assim como a SBRA não poderiam fazer de modo diferente. Desta forma, em 15-04-2020 foi emitido um posicionamento COMPLEMENTAR ao de 21-03-2020.

Baseados no fato de que a pandemia terá extensão e que todos os profissionais estão submetidos a grande pressão pelos pacientes ansiosos para ter seu problema de infertilidade resolvido, maior ainda nas pacientes oncológicas e naquelas com insuficiência ovariana prematura, reserva ovariana comprometida ou idade avançada, foi emitida uma recomendação para se avaliar de maneira cuidadosa essas possibilidades dos chamados casos individualizados, evitando-se ainda transferências embrionárias.

Em todos os países, e também aqui incluídos os nossos grupos de especialistas, elaboram neste momento protocolos para esses atendimentos e que vão também caminhar, no devido momento, para abranger uma retomada progressiva das atividades, até a volta da normalidade.

Portanto, com diferentes situações da pandemia em curso no nosso país, reiteramos o fundamento da nota complementar de que, aliada à atenção que merecem os pacientes e o respeito à autonomia dos mesmos, prevaleça a necessidade de precaução e bom senso no julgamento desses casos a serem considerados como individualizados.

Fale Conosco

Preencha seus dados




Secretaria Executiva | SBRA
SCES Trecho 3, Conjunto 6, Sala 209 | Associação Médica de Brasília | Asa Sul, Brasília-DF – CEP: 70200-003
Telefone: (61) 3225-0019
Celular: (61) 9.8419.0385
E-mail: presidenciasbra@gmail.com