VOCÊ ESTÁ AQUI

Confira a entrevista com o Dr. Alvaro Pigatto Ceschin, novo presidente da SBRA a partir de 2022

O ano de 2022 começa com uma nova fase na presidência da SBRA. A partir de 1º de janeiro, o ginecologista obstetra Dr. Alvaro Pigatto Ceschin inicia o seu mandato na Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), substituindo a Dra. Hitomi Nakagawa, que esteve à frente do cargo entre 2016 e 2021. Confira a entrevista na íntegra com o Dr. Alvaro e conheça um pouco de seu trabalho e expectativas para o ano que está prestes a se iniciar.

Entrevistador: Como começou a sua história na SBRA?

Dr. Alvaro: Minha história com a SBRA vem desde sua fundação, ao ter participado do primeiro congresso no Hotel Casa Grande, na cidade do Guarujá em 1996, onde tive o privilégio de conhecer o Dr.  José Gonçalves Franco Jr., Dr. Edson Borges Jr.,  Dr. Adelino Amaral Silva, entre outros.

Nesses anos todos, participei da comissão científica junto com Dr. Lídio Centa (2009), Dr. Condesmar Marcondes (2012), Dra. Hitomi Nakagawa (2018), Dr. Roberto Antunes (2020 e 2021). Em 2019, fui o Presidente do XXIII CBRA em Curitiba.

Entrevistador: E agora que está prestes a assumir a presidência, como está se sentindo?

Dr. Alvaro: Fui convidado a participar da diretoria SBRA em 2018, e pude conhecer mais de perto os colegas da diretoria, bem como vários outros colegas que têm se empenhado em promovê-la.

Importante ênfase à parte científica cuja base de seus editores na revista JBRA na pessoa da Dra. Maria do Carmo Borges de Souza, Dr. Paulo Taitson, Dr. João Batista de Alcântara Oliveira e tantos outros que têm enviado seus trabalhos para serem publicados na revista.

Durante o ano de 2019, em função da elaboração do congresso, a aproximação com os membros da diretoria e da própria sociedade foi cada vez mais forte. De forma que quando surgiu a oportunidade de estar à frente da sociedade aceitei o desafio junto com outros colegas que prontamente se dispuseram a estar ao meu lado.

Acredito ser um grande desafio pessoal e profissional ao qual dedicarei energia, tempo e gestão para continuar construindo uma Sociedade cada vez mais forte e atuante.

Entrevistador: Quais são as suas expectativas e desafios para 2022?

Dr. Alvaro: Uma sociedade médica é o congraçamento de colegas que têm um objetivo em comum. A SBRA se mostrou como porto seguro especialmente nestes últimos dois anos durante os quais a pandemia da Covid-19 nos fez questionar nossos valores e prioridades.

Como um dos meus principais desafios, penso em acatar com muita responsabilidade o pedido do nosso sócio fundador,  Dr. José Gonçalvez Franco Jr., de realizar a digitalização e inserção dos exemplares iniciais da JBRA e mobilizar a expansão do jornal em moldes mais tecnológicos.

O ano de 2022 deve ser de retomada da vida em suas várias faces. Quero dividir com os colegas das Sociedade o conhecimento que podemos construir juntos. Com certeza será um ano de desafios e acredito que estamos entrando mais unidos do que nunca, mesmo com este tempo de distanciamento social necessário.

Entrevistador: Qual a influência do atual contexto de pandemia na realização desses objetivos?

Dr. Alvaro: O coronavírus sempre estará entre nós. Aprendemos e continuamos a conviver e enfrentar um inimigo muito perspicaz. O vírus ceifou muitas vidas, mudou o mundo para sempre.

Na nossa profissão, vimos como a pandemia causou e muitas vezes atrasou o tão desejado plano de ter filhos. Sabemos que como médicos precisamos não apenas cuidar dos corpos dos nossos pacientes, mas também da sua mente.

Nossa  missão como médicos continua a mesma, potencializada por todo esse período turbulento que enfrentamos.

Entrevistador: Já temos novidades sobre o CBRA 2022?

Dr. Alvaro: O XXVI CBRA será em São Paulo no início de agosto, capitaneado pelo Dr. Edson Borges que além de ter organizado outros eventos nacionais, tem experiência em cursos e eventos. Provavelmente será num modelo híbrido, assim como foi o do Rio de Janeiro.

Temos uma expectativa muito positiva com relação ao evento de 2022, pois além de ser em São Paulo, o estado com maior número de clínicas e de ciclos de reprodução humana no Brasil, há toda expertise da nossa comissão organizadora deste ano. Estou positivamente ansioso para o evento!

Entrevistador: Para finalizar, deixe uma mensagem para os associados!

Dr. Alvaro: Muito nos honrou a confiança depositada em nosso nome e da nova diretoria de todos os associados SBRA.

Daremos o nosso melhor para ajudar a disseminar e plantar a boa semente entre nós. Sermos fonte de união para colegas e para a sociedade como um todo,  utilizando a ciência em forma de arte para viabilizar sonhos reprodutivos.

Peço a Deus direção e discernimento para suprir as expectativas  em nós depositadas.

Saiba mais! Confira o histórico profissional do Dr. Alvaro Pigatto Ceschin:

  • Formado em medicina pela UFPR em 1985, residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital e Maternidade Santa Brígida(1988,1989). Pós-graduação em RHA com Dr. Paulo Serafini em Pasadena,Califórnia, Estados Unidos (1991).
  • Mestre (2002) e Doutor (2006) pela Faculdade Evangélica em Princípios da Cirurgia com dissertação de mestrado em transplante de tecido ovariano e tese de doutorado em vitrificação de tecido ovariano.
  • Certificado de capacitação em Reprodução Assistida pela SBRA  e  de atuação na área de R.A. pela AMB/ FEBRASGO.
  • Realização de vários trabalhos científicos, cursos teórico-práticos principalmente na área de vitrificação de óvulos e tecido ovariano, muitos deles em  parceria com os colegas Dr. Carlos Gilberto Almodin, Dr. Condesmar Marcondes, Dr Raul Nakano, Dr. Moacir Rafael Radaelli.
  • Fundador e Presidente do Feliccità Instituto de Fertilidade em Curitiba, Paraná.
  • Em conjunto com a equipe: Dra. Paulina Santander Perez, Dr. Emir Riechi, Dr. Claudio Wiens, Dr. Nathan Ickawa Ceschin , Psic. Katia Straube, Pr. Hilario Batista, Embr. Lucineide Keico Nishikawa, Embr. Ianaê Ichikawa Ceschin , Embr. Jhuly Laurentino Nunes, Enf. Yamin Guimarães Gemin ajudando na concepção de um novo ser.

Confira também a nova diretoria da SBRA(2022-2023):

Presidente: Álvaro Pigatto Ceschin

1º vice-presidente: Moacir Rafael Radeelli

2º vice-presidente: Edilberto de Araújo Filho

1º secretário: Paulo Franco Taitson

2º secretário: Roberto de Azevedo Antunes

1º tesoureiro: Adelino Amaral Silva

2º tesoureiro: Raul Eid Nakano

 

Conselho Fiscal | Efetivos

Condesmar Marcondes Oliveira

George Hamilton Caldas Silveira

Mylena Naves de Castro Rocha

 

Conselho Fiscal | Suplentes

Paula M. Almodin Cerialle

Paulina Alejandra Santander Perez

Mila Harada Ribeiro

 

Comissão de Ética e Defesa de Prerrogativa | Efetivos

Emerson Barchi Cordts

Maria Madalena Pessoa Caldas

Carlos Alberto Marcondes de Oliveira

 

Comissão de Ética e Defesa de Prerrogativa | Suplentes

Luiz Augusto Antônio Batista

Ivan Sereno Montenegro

Carlos Alberto Batista da Silva

 

Conselho Consultivo

Adelino Amaral Silva

Edson Borges Júnior

Eduardo Pandolfi Passos

Hitomi Miura Nakagawa

José Gonçalves Franco Júnior

Maria do Carmo Borges de Souza

 

Comissão Científica e de Internacionalização

Claudia Rodrigues Petersen da Costa

Giuliano Marchetti Bedoschi

Márcia Mendonça

Marco Antonio Barreto Melo

Maria Eduarda Amaral

Matheus Teixeira Roque

Mauricio Barbour Chehin

Ricardo Melo Marinho

 

Jornal Brasileiro de Reprodução Assistida | Editores

Maria do Carmo Borges de Souza

João Batista Alcântara de Oliveira

Paulo Franco Taitson

 

Comissão Psicologia

Márcia Christina Gonçalves Gusmão

Rose Marie Massaro Melamed

Katia Straube

 

Comissão Enfermagem

Ana Lucinda Ritto

Juliana Ricci

Giselle Soares Dias

Fernanda Kurath Robin

Carolina Kimati

 

Comissão Journal Club

Maria do Carmo Borges de Souza

Eleonora Bedin Paqualotto

Roberto de Azevedo Antunes

 

Notícias Recentes

Newsletter

Siga a SBRA

Conteúdo em breve