CBRA 2021 reúne autoridades internacionais e nacionais da reprodução assistida em evento presencial e online

30 de outubro de 2021

Maior congresso do setor realizado no Brasil acontecerá de durante os dias 3, 4, 5 e 6 de novembro e será presencial e online; novidades da reprodução assistida compõem a agenda das discussões

Durante os dias 3, 4, 5 e 6 de novembro acontece o 25º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2021) e o Congresso Geral da REDLARA. Serão cinco dias de uma programação recheada de palestrantes nacionais e internacionais que trarão atualizações fundamentais para profissionais da medicina reprodutiva discutirem o futuro da área.

A COVID-19 e Medicina Reprodutiva,  Reprodução Assistida, Aspectos obstétricos, Protocolos preparados com antagonista vs. progesterona, Doação de óvulos, Progesterona: dosar ou não dosar? Ciclo a fresco e congelado são alguns destaques da programação do 25º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2021) e Congresso Geral da REDLARA.

“Após mais de um ano de evento apenas virtual, poder voltar a interagir mesmo que seja com todos os protocolos sanitários e segurança é uma conquista muito bem-vinda”, declara Dra. Hitomi Nakagawa, presidente da Associação Brasileira de Reprodução Assistida – SBRA.

 O Congresso Brasileiro e Latino Americano deste ano será presencial, no Rio de Janeiro, e também online, novidade desta edição. A novidade visa a facilitar a participação dos profissionais, sejam eles estrangeiros ou brasileiros, que encontraram restrições de viagem impostas pela Covid-19, ou que  não puderam interromper suas atividades para estar no Rio de Janeiro nos dias do evento.

O acesso online será concedido apenas para quem optar por essa modalidade de inscrição. Quem já se inscreveu para o evento presencial não receberá acesso online, a não ser que opte por mudar sua inscrição.

Pré-Congresso – No pré-congresso (3/11), haverá cinco cursos sobre o eixo “o ginecologista e o mundo da Reprodução Assistida”. Eles giram em torno dos seguintes temas:

  • Infertilidade hoje: panorama mundial
  • Propedêutica sob a ótica atual
  • Indução da ovulação: o que é melhor: Clomifeno ou letrozol, Inositol ou metformina, ESCA.
  • O que o ginecologista precisa saber sobre inseminação intra uterina, o que fazer nas obstruções unilaterais, videohisteroscopia.
  • A complexidade da reprodução assistida: quando realizar FIV, o que o ginecologista precisa saber sobre os protocolos, quando pensar em congelar, o que fazer e se existe número mágico.

Cursos intra-congresso do CBRA 2021 

Além da extensa programação de palestras e discussões, o CBRA 2021 também oferecerá cursos. No primeiro dia do evento (4/11), mediante inscrição prévia, interessados poderão se aprofundar no curso Teórico/prático de imersão em vitrificação de tecido germinativo feminino e masculino e também no curso teórico/prático de imersão em vitrificação de oócitos e embrião.

Quem são os palestrantes do CBRA 2021? 

O Congresso terá uma programação diversificada, liderada por profissionais altamente qualificados tanto no Brasil quanto no exterior. Confira alguns dos nomes confirmados:

Antonio Capalbo: Biotécnico Especialista em Genética Médica e diretor do Laboratório de Biologia Molecular GENETYX G.EN.E.R.A. no Centro de Medicina Reprodutiva em Roma, na Itália.

Anja Pinborg: professora e diretora médica da Clínica de Fertilidade do Rigshospitalet em Copenhagen. Foi presidente da Nordic Fertility Society e membro da ESHRE EXCO. Seus principais interesses de pesquisa são saúde em crianças nascidas após a ART e otimização de protocolos de ART e minimização de riscos.

Danilo Cimadomo: gerente de Ciência e Pesquisa da GeneraLife IVF. Ele recebeu seus graus de BSc e MSc na Universidade de Pavia em “Biotecnologias Médicas” e “Biologia Molecular e Genética”, e seu PhD na Universidade de Roma “Sapienza” em “Morfogênese e Engenharia de Tecidos”. Sua pesquisa está focada principalmente nas estratégias para melhorar a seleção de embriões, e ele é autor de 80 artigos publicados em periódicos revisados por pares. Faz parte do Comitê Executivo da Sociedade Italiana de embriologia, reprodução e pesquisa (SIERR), e oficial de Ciências Básicas do grupo de interesse especial ESHRE em implantação e gravidez precoce (SIGIEP). Acesse a programação completa no site oficial do Congresso.

Selo “Turismo Responsável –  O Congresso recebeu o selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro” do Governo Federal e seguirá todos os protocolos necessários para garantir a saúde e segurança dos participantes.

Confira a programação completa aqui

A REDLARA é uma instituição científica e educacional, responsável por agrupar mais de 90% dos centros que realizam técnicas de reprodução assistida na América Latina. A SBRA, desde 1996, representa a maior parte dos centros que se dedicam à Reprodução Assistida no Brasil.

Luara Nunes | Assessoria de Imprensa – Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Fale Conosco

Preencha seus dados




Secretaria Executiva | SBRA
SCES Trecho 3, Conjunto 6, Sala 209 | Associação Médica de Brasília | Asa Sul, Brasília-DF – CEP: 70200-003
Telefone: (61) 3225-0019
Celular: (61) 9.8419.0385
E-mail: presidenciasbra@gmail.com