CBRA 2020: maior evento de reprodução assistida do Brasil começa nesta quinta-feira (1º/10)

30 de setembro de 2020

Começa nesta quinta-feira (1º/10) a 24ª edição do Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2020), o maior evento sobre o tema realizado anualmente no Brasil que, em 2020, será 100% online. Promovido pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), o CBRA 2020 será totalmente gratuito para sócios da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), da Associação Brasileira de Embriologistas (PRONÚCLEO), da Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (REDLARA) e alunos de graduação.

O evento será aberto pelo pré-Congresso, que neste ano, além de cursos de administração de clínicas e inovações para o laboratório, terá debates em dois simpósios: o Simpósio de Psicologia em Reprodução Assistida e o Simpósio de Reprodução Assistida em Enfermagem. “Será um evento fantástico para todos os participantes, especialmente nós, brasileiros, onde teremos a oportunidade de acompanhar um alto nível de discussões, colocando o CBRA no mesmo patamar de outros eventos europeus e americanos”, ressalta o presidente do CBRA, Roberto Antunes. 

A agenda começa às 12h, com o curso de “Gestão inovadora e tendências no mercado de reprodução assistida”, que abordará temas voltados para médicos, empreendedores, administradores e demais profissionais que tenham interesse no tópico. “Vamos discutir assuntos atuais e de relevância, que contemplarão desde o mercado nos dias de hoje e suas perspectivas até a qualidade e a experiência do paciente, assunto novo e de muito destaque no momento”, explica a coordenadora geral do curso, Magda B. Bertochi.

Às 14h, o curso de IVF Tech & Routine Update visa apresentar as novidades do mercado para o laboratório de reprodução assistida. Ele é indicado para embriologistas e profissionais que desejam conhecer as aplicações clínicas e obter atualizações sobre as novas tecnologias empregadas nos laboratórios de FIV. “A área de pesquisa em reprodução humana avança em ritmo acelerado; por isso, é de fundamental importância que os profissionais estejam sempre antenados com as novidades que surgem na área”, ressalta o embriologista e coordenador do curso, Ivan Henrique Yoshida.

Simpósios – Na ocasião, psicólogos de várias abordagens e teorias irão debater a importância da sua participação no tratamento de reprodução assistida durante o Simpósio de Psicologia em Reprodução Assistida. Segundo a psicóloga creditada pela SBRA Márcia Gusmão, o evento será um momento importante para a discussão dos aspectos emocionais que estão presentes na vida daqueles que buscam a reprodução assistida como forma de realizar o desejo de ter um filho. “Em função da pandemia, a programação foi totalmente reformulada e direcionada para assuntos relacionados ao momento, tais como temas ligados às idealizações e frustrações das famílias que precisaram adiar os tratamentos”, explica.

A agenda ainda contará com o Simpósio de Reprodução Assistida em Enfermagem, com o tema “Covid-19 e os Desafios do Enfermeiro: O Cenário Atual dos Centros de Reprodução Assistida”. Segundo a enfermeira e coordenadora da Comissão de Ética e Pesquisa de Enfermagem da SBRA, Carolina Kimati, as discussões ocorridas durante o pré-Congresso são fundamentais para a troca de conhecimento entre os profissionais. “Será um excelente momento para discutirmos temas relacionados à prática da assistência de enfermagem com foco no profissional e na qualidade do atendimento ao paciente que procura os centros de reprodução assistida”, explica. 

Segundo o diretor científico do CBRA 2020, Matheus Roque, o idioma oficial do evento será o português (BR), mas haverá tradução simultânea em palestras onde o idioma usado seja o inglês. O acesso para tradução ficará ao lado da tela da aula em destaque. “Nós, da comissão científica e diretoria da SBRA, nos esforçamos para trazer um evento de altíssimo nível, com os mais atuais temas da reprodução assistida apresentados, debatidos e discutidos pelos principais especialistas do mundo. Além de  debates com especialistas a favor e contrários sobre temas controversos da atualidade, teremos mesas-redondas de altíssimo nível. Esperamos que todos possam aproveitar a programação e que as discussões possam acrescentar à prática clínica diária, focando sempre nos melhores resultados dos tratamentos a todos os nossos pacientes”, ressalta.

Serviço: XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida

Data: 1º a 3/10/2020

Link para acesso as aulas ao vivo: congressovirtualcbra2020.com.br/

Programação completa: clique aqui

Por Fernanda Matos – Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada.

Fale Conosco

Preencha seus dados




Secretaria Executiva | SBRA
SCES Trecho 3, Conjunto 6, Sala 209 | Associação Médica de Brasília | Asa Sul, Brasília-DF – CEP: 70200-003
Telefone: (61) 3225-0019
Celular: (61) 9.8419.0385
E-mail: presidenciasbra@gmail.com