CBRA 2018 promove encontro de psicólogos para tratar aspectos emocionais ligados à infertilidade

3 de agosto de 2018

Considerando que o fator emocional, aliado ao tratamento reprodutivo, é essencial para gerar uma vida, o 22º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida promoveu um encontro de psicólogos, nesta quinta-feira (02), para analisar e refletir sobre como a psicologia pode contribuir para o sucesso da reprodução assistida.

De acordo com a especialista em psicologia hospitalar, Luciana Leis, a integração corpo versus mente deve ser levada em consideração, principalmente nos casos de diagnóstico sem causa aparente. “A infertilidade geralmente traz consigo a ansiedade, o estresse e, em alguns casos, a depressão. É necessário compreender que para obter um resultado positivo, precisamos encontrar um equilíbrio fisico e mental”, enfatizou.

O painel destacou também casos específicos de infertilidade e de reprodução assistida que merecem atenção psicológica, como a doação e recepção de material genético para casais homoafetivos, mães sós e casais em idade avançada.

“Quando um casal ou uma pessoa resolve iniciar um tratamento de reprodução assistida, o acompanhamento psicológico se faz necessário desde o início do tratamento. É importante garantir que todos os envolvidos estejam aptos emocionalmente, além de compreender se estarão preparados para lidar com os reflexos sociais que esta decisão causará”, disse a especialista em psicologia hospitalar, Ana Rosa Detílio.

O CBRA 2018 receberá 16 profissionais de psicologia especialistas em atendimento aos pacientes de RA, na próxima sexta-feira (3) para dar continuidade ao debate. Dentre os assuntos que serão apresentados estão: outras situações emocionais na infertilidade e RA, além da inserção, estratégias e atuação na área.

SBRA promove lançamento de livro

Durante o CBRA, a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) aproveitou a oportunidade para promover o lançamento do livro Reprodução Assistida: Guia de Recomendações de Atenção Psicossocial nos Centros de Reprodução Assistida, das psicólogas, Kátia Straube e Rose Marie Melamed.

O livro é uma compilação de experiências profissionais, estudos e pesquisas relacionados ao atendimento de pacientes submetidas à reprodução assistida. “Esta publicação serve como base para os profissionais que atuam na área saberem como oferecer um bom acolhimento no sentido psicoemocional. Uma maneira de alinhar toda a equipe para oferecer o melhor suporte à paciente”, finalizou a psicóloga e coordenadora do livro, Rose Marie Melamed.

Por Isabela Ximenes – Conversa Coletivo de Comunicação Criativa/Foto: Marcelo Lima

Fale Conosco

Preencha seus dados




Secretaria Executiva | SBRA
SCES Trecho 3, Conjunto 6, Sala 209 | Associação Médica de Brasília | Asa Sul, Brasília-DF – CEP: 70200-003
Telefone: (61) 3225-0019
Celular: (61) 9.8419.0385
E-mail: [email protected]