Bebê gerado com três materiais genéticos: entenda o caso

15 de abril de 2019

Na Grécia, uma mulher de 32 anos deu à luz um bebê gerado com material genético de três pessoas. O procedimento foi realizado com o óvulo da mãe (diagnosticada com uma doença rara e que já tinha se submetido a múltiplos tratamentos de reprodução humana sem sucesso), mais o espermatozoide do pai e o óvulo de uma doadora.

O caso ganhou destaque na imprensa nacional e internacional, e foi avaliado pelo ginecologista creditado pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), Caio Parente. A reportagem publicada na BBC Brasil mostra que a técnica foi desenvolvida para ajudar famílias afetadas por doenças mitocondriais fatais, transmitidas da mãe para o bebê. Apesar dos médicos responsáveis considerarem a técnica inovadora, o especialista da SBRA opina que ‘pode haver consequências, ainda que desconhecidas’.

Parente explica que o DNA mitocondrial tem, exclusivamente, origem materna. Isso significa que, quando realizado um transplante de núcleo de uma mulher (infértil e com doença rara) somado a uma célula de outra mulher (doadora) que tem outro DNA mitocondrial, pode ocorrer divergência entre os materiais genéticos maternal e mitocondrial.

“Do ponto de vista prático, é um processo que só poderia ser feito em nível de pesquisas nas universidades. Uma criança gerada com três DNA’s demanda acompanhamento de longo prazo porque pode ter sequelas”, alerta.

Legislação brasileira – A resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece que essa técnica experimental só seria permitida no Brasil para fins de pesquisa. A SBRA segue as diretrizes da resolução e avalia que as discussões para aplicar a técnica nas clínicas devem ser tomadas junto aos Comitês de Ética, Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e demais instâncias competentes.

Veja a íntegra da entrevista concedida pelo ginecologista especializado em reprodução humana, membro da SBRA, doutor Caio Parente Barbosa, para Band News TV: https://www.facebook.com/BandNews/videos/2418640934821520/

Por Fernanda Matos – Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Fale Conosco

Preencha seus dados




Secretaria Executiva | SBRA
SCES Trecho 3, Conjunto 6, Sala 209 | Associação Médica de Brasília | Asa Sul, Brasília-DF – CEP: 70200-003
Telefone: (61) 3225-0019
Celular: (61) 9.8419.0385
E-mail: presidenciasbra@gmail.com