PAIS E FILHOS – VASECTOMIA NÃO É IRRERSÍVEL

28 de abril de 2018

Pais & Filhos | 02/04/2018 – Vasectomia é um método seguro e simples, adotado pelos homens, para prevenir gravidez indesejada da parceira sem nenhum efeito colateral nem sequela. Dados do IBGE mostram que, desde 1996 – quando foi aprovada a Lei sobre o planejamento familiar – o número de procedimentos aumentou em até quatro vezes. Mas antes de tomar essa decisão, é preciso ter algumas características. São elas: o homem precisa ter mais de 25 anos, dois filhos nascidos vivos e estar casado (precisar comprovar). Para Alex, a norma precisa ser revista porque, como é antiga, não está mais de acordo com a realidade atual (que casal hoje em dia quer ter mais de um filho? Poucos). Mas Alex Meller, urologista e pai da Alice, alerta que antes de o médico aceitar fazer a cirurgia, o homem precisa assinar uma norma de esterilização voluntária.

Cirurgia
Geralmente, é com anestesia local e sai no mesmo dia que faz. O médico amarra ou corta o canal deferente, que leva os espermatozoides até a próstata (de lá se forma o sêmen que sai em forma de esperma). Objetivo é interromper esse canal para não passar mais nada. E é tão simples que os cuidados são: gelo local, analgésicos e repouso no dia seguinte.

Mudou de ideia. E agora?
Se o homem mudar de ideia, é possível fazer a reversão. É preciso desmistificar a ideia de que a vasectomia é um empecilho à gravidez, mas a cirurgia de reversão é mais complicada e a taxa de sucesso não chega a 100%. Sobre a eficácia do procedimento, Matheus Roque, médico credenciado pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, especializado em Urologia, explica que existem dois resultados: o de patência, ou seja, a chance de o homem voltar a ter espermatozoides depois da reversão; e a de gravidez, portanto, a chance de engravidar a parceira de fato. Ambas estão relacionadas ao tempo da realização da vasectomia até o processo de reversão. Vasectomias recentes têm mais chances de reversão.

Leia mais em: http://paisefilhos.uol.com.br/familia/vasectomia-nao-e-irreversivel/

Fale Conosco

Preencha seus dados




Secretaria Executiva | SBRA
SCES Trecho 3, Conjunto 6, Sala 209 | Associação Médica de Brasília | Asa Sul, Brasília-DF – CEP: 70200-003
Telefone: (61) 3225-0019
Celular: (61) 9.8419.0385
E-mail: presidenciasbra@gmail.com