BBC

8 de junho de 2020

A BBC Brasil produziu uma reportagem sobre reprodução assistida durante a pandemia de coronavírus. A presidente da SBRA, Hitomi Nakagawa foi uma das entrevistadas do veículo. Ela analisou os dados atuais sobre os ciclos de reprodução assistidas realizados no Brasil e fez recomendações para gestantes. “Estamos muito preocupados. Como em 2016, tivemos redução de ciclos por causa da zika, com esse movimento de alerta da pandemia e todo mundo tendo de adiar ciclos, achamos que deve reduzir muito”, diz.

O texto também traz orientações para que devem ser observadas por mulheres que desejam engravidar neste momento.  Nakagawa também ressaltou a recomendação da SBRA para mulheres que estão planejando uma gestação. “A gente tem vários traumas de alguns anos atrás do que aconteceu com o zika. Não sabemos se na fase inicial das gestantes de covid-19 vai haver diferença”, afirma, destacando que não há estudos até agora apontando perigos.

A orientação da presidente é para que os pacientes mantenham contato com os médicos para receberem orientações. “Há serviços que, realmente, de acordo com a condição da mulher, será preciso fazer, com todos os cuidados de afastamento social, máscara, e horários de atendimento distantes”, diz, quando questionada sobre mulheres que estão na faixa limítrofe de reservas de óvulos. “Já estamos pensando em protocolos para voltar devagar.”

Leia a matéria completa clicando aqui.

Fale Conosco

Preencha seus dados




Secretaria Executiva | SBRA
SCES Trecho 3, Conjunto 6, Sala 209 | Associação Médica de Brasília | Asa Sul, Brasília-DF – CEP: 70200-003
Telefone: (61) 3225-0019
Celular: (61) 9.8419.0385
E-mail: presidenciasbra@gmail.com