Fertilidade. O tempo não para.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera infértil um casal que mantém relações sexuais sem métodos contraceptivos durante 12 meses sem engravidar. De acordo com a entidade, a infertilidade afeta de 50 a 80 milhões de pessoas em todo o mundo e, no Brasil, cerca de 8 milhões de pessoas podem ser inférteis.

A idade é um fator determinante porque, ao longo da vida, os óvulos envelhecem, no caso da mulher, e a produção de espermatozoides perde qualidade, no caso dos homens, especialmente devido ao estilo de vida adotado.

Fertilidade na mulher

À medida que a mulher envelhece, fica mais difícil conseguir engravidar:

– A reserva ovariana diminui, assim como a qualidade dos óvulos;
– O endométrio fica mais fino, dificultando a implantação do embrião;
– Os ciclos menstruais tornam-se irregulares e mais curtos, prejudicando a fertilização.

Fertilidade nos homens

Estudos associam uma possível perda da qualidade do esperma a:

– Danos ao DNA espermático;
– Infecções adquiridas;
– Exposição a agentes poluentes;
– Alterações hormonais.

Com base dos dados científicos relacionados ao aumento da infertilidade com o envelhecimento do corpo, a SBRA criou, em 2016, a campanha Fertilidade em Foco. De lá para cá, ações como a Gravidez em Tempo de Zika (2016/2017) e a atual FERTILIDADE. O TEMPO NÃO PARA., cujo objetivo central é fazer com que homens e mulheres conheçam as causas da infertilidade, fiquem atentos à necessidade de preservar sua fertilidade e adotem hábitos saudáveis de vida e rotinas de acompanhamento médico mais frequentes.

Além disso, a campanha pretende informar a população sobre o período mais adequado para buscar o suporte das técnicas de reprodução assistida – até os 35 anos – quando ainda são maiores as chances de sucesso na utilização de diversas técnicas de RA, como o congelamento de óvulos e espermatozoides, por exemplo.

Fale Conosco

Preencha seus dados




Secretaria Executiva | SBRA
SCES Trecho 3, Conjunto 6, Sala 209 | Associação Médica de Brasília | Asa Sul, Brasília-DF – CEP: 70200-003
Telefone: (61) 3225-0019
Celular: (61) 9.8419.0385
E-mail: [email protected]